Nós, da PISAR, nos preocupamos sempre em esclarecer para nossos clientes que a postura e o equilíbrio são influenciados, além dos pés, também pela oclusão da boca, labirinto e sistema visual. A oclusão da boca envolve o posicionamento da articulação têmporo-mandibular (ATM) e tensão dos músculos mastigatórios.

 

O bruxismo pode ser caracterizado por movimentos repetitivos descoordenados e pelo contato não funcional entre os dentes, manifestando-se através do ranger e/ou apertar dos dentes. Estima-se que 20% da população adulta relatam apertar os dentes durante o dia, de forma consciente. As mulheres são mais afetadas que os homens, numa proporção de 3:1 à 5:1. Há indícios de uma forte relação entre Atividades Motoras Orofaciais e Distúrbios de ATM (DTM): por exemplo, sabe-se que pessoas portadoras de DTMs são mais propensas a apertar e ranger os dentes.

 

Um estudo realizado na Universidade do Vale do Paraíba de São José dos Campos, em 2005, analisou o comportamento das pressões plantares (pico máximo e pressão média), na região anterior e posterior dos pés de pacientes com bruxismo do sono. O estudo utilizou uma plataforma de baropodometria da MEDICAPTEURS para analisar as pressões antes da colocação de placa oclusal e depois de 60 dias de uso. Foram avaliados 08 pacientes do sexo feminino, com idade entre 20 e 30 anos. Os resultados mostram que houve uma redução na média do pico de máxima pressão, nas regiões anterior e posterior dos pés, na maioria das voluntárias da pesquisa. A redução foi significativa na região anterior do pé esquerdo e posterior do pé direito. Também ocorreu um aumento significativo na pressão média dos pés, significando um aumento na superfície de contato dos pés. Os achados deste estudo indicam que alterações no posicionamento da ATM podem repercutir nas pressões plantares.

 

Assim, estimulamos a todos os clientes que possuem bruxismo, dor na ATM, zumbido, tensão, cefaléia, estalido e crepitação na mastigação e ao abrir a boca que façam avaliação com um ortodentista para investigar a necessidade de usar dispositivo para tratamento da oclusão. Tudo isso pode refletir na sua postura e causar transtornos em qualquer parte do sistema osteomuscular. A PISAR, através da prescrição de palmilhas que melhoram a distribuição das pressões plantares, também pode contribuir para a melhora dos distúrbios da ATM e oclusais. Mas a avaliação ortodôntica pode ser fundamental para um tratamento complementar e efetivo.

 

FONTE: RIGUETO, R.R. Estudo da pressão plantar através da baropodometria em pacientes portadores de bruxismo do sono após o uso de placa oclusal. Dissertação de Mestrado. Campos: Univap, 2005.